Para montar um delivery de sucesso, não basta começar a entregar comida a domicílio é necessário planejar e organizar as operações.
O delivery apesar de trazer bons retornos não é algo que vai acontecer da noite para o dia e dificilmente vai ter sucesso sem planejamento. Evite a afobação, o ideal é começar fazendo entregas na sua área e ir expandindo ao longo da demanda e sua capacidade de produção. Além disso é recomendável começar com um cardápio de montagem simples de modo que você não tenha que investir em diversas embalagens logo de início. Se tudo tiver fluindo bem, já é um investimento a se considerar.
É sempre bom expandir até porque as pessoas com o tempo acabam optando por experimentar comida de outros estabelecimentos.
Antes de entrar em um mercado extremamente competitivo é muito relevante estudar quem são seus concorrentes, veja o que analisar:
Isso vai te dar uma panorama do que precisa fazer para não sair atrás de seus concorrentes e o que poderá fazer melhor para superá-los.
Os anúncios nas redes sociais é uma excelente ferramenta pois com a opção de segmentação é possível anunciar somente para o público ideal. Com as demais métricas é possível ver o que funciona e o que não funciona.
Ainda assim não dispense a mídia offline, não desconsidere entregar panfletos em estabelecimentos comerciais, prédios residenciais e etc. Por mais que hoje em dia estamos muito conectados a mídia offline ainda é um excelente meio.
Seu cliente é o que trás receita e que mantém o seu estabelecimento saudável, diante disso é essencial que ele esteja o máximo possível satisfeito. Por isso sempre encoraje seus clientes a dar feedbacks sobre o atendimento, produto, entrega e o local (caso tenha ponto físico).
Se o seu cliente fizer uma crítica receba tranquilamente, esse problema pode ser encontrado por vários clientes e se tornar uma bola de neve. Diante disso esteja aberto a críticas pois é nos problemas que existem os pontos de melhorias, então olhe pelo lado bom as críticas.
Faça acontecer, do que adianta coletar vários feedbacks se você não busca entender os motivos e resolvê-los.
Existem vários aplicativos no mercado hoje mas não quer dizer que todos eles são adequados para você, confira as possibilidades:
Com comissão
Geralmente esses app irão gerar um bom volume de vendas porém a comissão cobrada torna alto o custo, veja o exemplo: com uma comissão de 12% menos um faturamento de R$ 20.000,00= R$ 2,400,00 somente de taxa e sobraria do seu faturamento sem contar outras taxas variáveis.
Você tem que pensar o seguinte, você estará reduzindo seu faturamento em 12% (essa porcentagem pode ser mais alta ou mais baixa) mais os seus custos operacionais, com funcionários, matéria prima, luz, água e etc. Então é necessário por tudo na ponta do lápis.
Sem comissão
Aqui os seus custos serão muito abaixo do que com uma plataforma com comissão fazendo com que você aproveite mais o seu lucro, veja o custo utilizando o mesmo exemplo acima: um faturamento de R$ 20.000,00 menos uma mensalidade de R$ 150= faturamento de R$ 19.850,00. Convertendo esse valor em porcentagem seria igual á 0,75%.
Mas porque as diferença são tão grandes? simples, você terá que trabalhar seu marketing atraindo clientes. A plataforma não vai fazer isso por você, mas irá te fornecer ferramentas para ajudar com. Isso Essa modalidade são para pessoas que querem ter uma marca forte e consequentemente não dependerá dos aplicativos para realizar vendas.
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Escrito por Hadson.